SEJA DIFERENTE!

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Em tempos de competição acirrada, de um consumidor cada vez mais atento, e, de um monte de empresas e pessoas fazendo tudo absolutamente muito parecido, a palavra “diferencial” vem ganhando cada vez mais espaço, assim como foi a palavra “qualidade” na década de 80.

É um tanto de “aqui somos diferentes”, “venha conhecer o nosso diferencial”, blá, blá, blá...  que resolvi abordar o tema “diferencial” aqui nesse nosso bate papo semanal.

Para começarmos a esquentar os motores, convido você a olhar para o lado e mirar o seu colega de trabalho, companheiro de escola, vizinho... enfim, qualquer pessoa que esteja próxima à você. Após dar uma boa olhada nessa pessoa, faça a seguinte pergunta a você mesmo: apesar de sermos diferentes, será que necessariamente temos um diferencial?

A questão toda é que, apesar de nascermos diferentes uns dos outros, nem sempre conseguimos ter um diferencial competitivo. Sabem por que? Porque, apesar de sermos diferentes enquanto fisionomia, no quesito comportamento, acabamos nos comportando de forma muito igual. A origem disso está nos valores sociais, éticos, morais e religiosos, que, de certa forma nos colocam numa espécie de “linha de formação”. Aqueles cidadãos que se destoam desses valores e regras para o lado negativo podem ser chamados de marginais; já os que se destoam para o lado positivo podem ser chamados de ousados, empreendedores, pessoas acima da média, etc.

Entretanto, não vim aqui para falar nem dos marginais, nem dos empreendedores, mas sim, das pessoas comuns e com pouco diferencial. Tenho algumas dicas pequenas e simples para que você, cidadão comum, possa construir o seu diferencial no mundo empresarial, quer seja você funcionário ou prestador de serviços. Seguem as dicas:

Espere um pouco! Essas dicas para sermos diferentes não parecem nada diferente daquilo que meu avô ensinou ao meu pai e que meu pai sempre tentou me ensinar...

É isso aí!!! Em tempos de tanta competitividade, de disputa acirrada, de tecnologia, whatszap, etc, etc, etc, pessoas com valores humanos e sociais ditos comuns, tem sido o grande diferencial dentro das empresas. Pense: NOVAS IDEIAS, MAS VELHOS IDEAIS!!        

Pensem nisso e Bom fim de semana a todos!

Compartilhe

© 2020 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Professor Marcos Fábio:
(37) 9.9114-0006

Ana Luíza:
(37) 9.9922-6006

(37) 9.9114-0006