ÉTICA E CORRUPÇÃO NO BRASIL

Postado em 19 de fevereiro de 2016

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Hoje somos o país da corrupção, dos escândalos, do mensalão e da roubalheira... Há que saudades dos tempos passados quando isso não existia. Ops!!! O que acabei de dizer? Será que não existia mesmo? Será que esse é um problema dos políticos ou do ser humano?A corrupção é um crime, um vício ou uma doença humana? Quem sabe seja tudo isso junto?!

Acessem a internet e busquem vídeos de câmeras de segurança de supermercados, lojas e estabelecimentos comerciais e vocês verão que cidadãos “honestos” acabam pegando coisas escondidas no supermercado e, absurdamente, não acham que isso é roubo. Esses mesmo cidadão honesto fala mal dos políticos e apontam dedos nervosos contra a corrupção.

E você que está lendo agora essa coluna? Você é Ético? De verdade? Com certeza a resposta será: “sim, claro que sou.” Então você não fala de outros pelas costas... De certo, quando precisa falar algo com alguém, você se dirige a ele e fala o que dever ser dito, correto? Não! Raramente fazemos isso.

Somos um povo tão expert em mudar e adaptar normas e regras a nosso favor que resolvemos criar várias derivações para uma palavra que não tem derivação. A Ética. Ou você é Ético ou não é! Do mesmo jeito que não existe meio gol ou meio grávida, não existe escalas de ética.

O problema é que estamos tão acostumados com coisas erradas, que isso vai se tornando normal e passamos a encarar tantas aberrações com uma normalidade tão absurda. Daí para praticar coisas ilícitas sem a menor dor na consciência “é um pulo”!

Vamos a um exemplo: um dia você sai de sua casa para morar na África, num daqueles bolsões de miséria... No primeiro dia você se assusta, no segundo também, mas, com o passar do tempo você se acostuma tanto que passa a não mais se incomodar. Dai você precisa que um amigo venha te visitar para dizer a você o quanto é ruim tudo aquilo. Entretanto, você responderá: que isso, já estou tão acostumado que nem vejo mais.

É isso! Estamos tão acostumados que nem mais achamos absurdo alguém parado na fila dupla, quando alguém joga lixo numa rua  (já está suja mesmo, né!), ou quando alguém dá aquela paradinha de 1 minuto na vaga do idoso. Estamos tão acostumados a justificar uma ação errada só porque todo mundo faz, que estamos ficando cegos.

Em 23 de março a LUTE Terapias Integrativas, com o patrocínio da Formatar Consultoria Empresarial, brindará Divinópolis e região com a palestra do Professor Leandro Karnal que falará exatamente desse tema: “Ética e corrupção no mundo contemporâneo: tem jeito?”

Trata-se de uma excelente oportunidade para todos nós aprendermos por que somos e agimos assim para quem sabe, começarmos a fazer a grande mudança que esse país precisa: mudarmos primeiro o nosso comportamento antes de exigir que o outro mude.

Mais informações sobre esse evento você encontra no [email protected] ou no Facebook do evento www.facebook.com/Leandro-Karnal-em-Divinópolis

Compartilhe

© 2020 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Professor Marcos Fábio:
(37) 9.9114-0006

Ana Luíza:
(37) 9.9922-6006

(37) 9.9114-0006