ESTÁ NA HORA DE AMOLAR O MACHADO

Antes de mais nada, é hora de cuidar de você e dos seus! É hora de cautela, de se firmar ainda mais na sua fé ou naquilo que possa lhe trazer um pouco de paz e serenidade, para decidir sobre tantas questões delicadas que este momento nos traz. Feito isso, está na hora de pensar na saúde do seu negócio!

Imagine que essa crise deflagrada pela COVID19 encontrasse as empresas capitalizadas, bem organizadas e com pessoas alinhadas aos objetivos do negócio. Imaginou? Se sim, me responda como seria esse cenário? Como estariam funcionários, fornecedores e o próprio empreendedor agora?

Por mais que este cenário, jamais imaginado por qualquer um de nós, tenha nos pegado de surpresa, o dever de casa do empreendedor foi, é, e será sempre o mesmo! Um corpo sadio, apesar de sofrer os efeitos da doença, passará por ela com menos danos. Assim são as empresas que hoje estão organizadas e preparadas: sofrerão muitos danos, mas, certamente, sairão lá na frente vivas para continuar prestando o seu serviço aos clientes. Temo por aquelas que já vinham sofrendo os sérios efeitos do longo período de retração econômica que se iniciou no final de 2014.

 Justamente por isso, independentemente de decretos que mandem ou não você fechar o seu negócio, a demanda está caindo vertiginosamente, mas, ainda há o que se fazer para tentar minimizar tão grave cenário. 

Agora é hora de esperar! Este talvez seja o maior dos castigos para quem sempre foi o protagonista da sua história, pois, se os empreendedores tivessem um hino, certamente seria o de Geraldo Vandré: “vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

É meus amigos, é hora de esperar, mas não de braços cruzados! Está na hora de “amolar o machado” para as próximas picadas! Penso que você, empreendedor, precisa ocupar o seu tempo e a sua mente com coisas que poderão lhe ajudar a estar mais preparado para tentar recuperar um pouco de tantas perdas que já chegaram e que ainda virão, afinal de contas, mesmo que leve um tempo, as coisas voltarão ao seu eixo. 

Pensando em ajudar a você, que um dia decidiu arriscar tudo o que tem para gerar emprego e renda, é que preparei algumas medidas simples, que você pode fazer com uma equipe reduzida ou mesmo sozinho, dependendo do tamanho do seu negócio e que podem fazer alguma diferença para você. Vamos a elas:

OPERAÇÕES: é hora de contar o seu estoque; faça um “5s” - limpe, descarte, organize, higienize; é hora das pequenas manutenções e reparos; pode ser uma boa hora para rever ou escrever processos de compras; armazenagem; pagamentos; produção ou; forma de prestação do serviço.

COMERCIAL/MKT: Atualize seu cadastro e seu banco de dados; Aproveite que o cliente está em casa para fazer uma pesquisa ou mesmo conversar com ele. Todos estamos precisando de uma boa conversa; analise a sua curva ABC de clientes, região, produtos/categorias, canais e margem de contribuição. Isso lhe ajudará a conhecer melhor o seu negócio e o seu mercado; é hora de turbinar suas redes sociais e desenvolver vendas on-line; pense em delivery, mesmo que não seja um restaurante.

FINANÇAS: consulte seu contador sobre postergação e/ou parcelamentos de impostos ofertados pelo governo, mas, lembre-se que essas alternativas não se trata de perdão e que essa conta vai chegar; veja se vale a pena aderir à prorrogação de financiamentos por 60 dias que os 5 maiores bancos estão ofertando por orientação do governo; monte a sua DRE (receitas - custos variáveis- custos fixos) para saber o seu real resultado; construa seu fluxo de caixa para no mínimo 3 meses à frente: isso lhe ajudará a negociar com mais consciência.

RH: consulte o seu advogado ou o da sua entidade de classe, sobre o que a legislação trabalhista ou a constituição lhe permite neste momento de força maior; consulte o seu sindicato patronal e o sindicato de sua categoria para ver as regras para: férias coletivas sem comunicação prévia, férias de pessoas sem período aquisitivo completo, redução de salários em função de redução de jornada, desconto dos dias paralisados nas férias, etc.; use e abuse dos treinamentos gratuitos on-line disponibilizados pelo SEBRAE ou mesmo nos canais de Youtube. No meu canal você encontrará alguns youtube.com/c/professormarcosfabio.

Ainda está com dúvidas? Me mande um e-mail ([email protected]) ou me envie um WhatsApp 037 99114 0006.

Grande de abraço e bom fim de semana a todos

Compartilhe

© 2020 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Professor Marcos Fábio:
(37) 9.9114-0006

Ana Luíza:
(37) 9.9922-6006

(37) 9.9114-0006