COMO GERAR COMPROMETIMENTO NA EQUIPE?

Postado 08 de Junho de 2017

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

     Bom, primeiro, quero alertar você, leitor (a) que este artigo não uma receita de bolo e nem muito menos uma verdade absoluta, mas reflete a minha experiência de empreendedor e gestor de pessoas. Posso ainda dizer com orgulho: sou um gestor de pessoas que são altamente comprometidas com a nossa empresa.


     Minha experiência me fez construir uma frase simples no quesito liderança: PESSOAS SE COMPROMETEM COM PESSOAS E NÃO COM SEDE PRÓPRIA, EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS, MARCA, ETC. Isso significa que um Líder deve fazer com que as pessoas se comprometam com ele. Na pessoa dele!

     Vamos a um exemplo simples: todo mundo fala mal de funcionário público, dizendo que são preguiçosos e que não trabalham, não é mesmo? Pois bem, conheço um prefeito que assumiu uma prefeitura quebrada e com a turma numa desmotivação só. Quando ele assumiu, chamou para si a responsabilidade, sensibilizou a turma e pediu que as pessoas confiassem nele, mas, como discurso só não basta, ele era o exemplo do comportamento e do comprometimento que ele gostaria que as pessoas tivessem. Chegava cedo, buscava sempre uma solução, era acessível e simpático com as pessoas. Adivinhem o que aconteceu? A equipe virou a chave e a prefeitura virou outra!

     Em nossa empresa, cuidamos de uma questão chave todos os dias: as pessoas precisam conhecer a nossa história, a nossa luta, os nossos valores e princípios (que são valores e princípios de pessoas aplicados ao negócio). Para isso damos o exemplo, somos os que mais trabalhamos e procuramos sempre mostrar às pessoas o porquê da sua função e a importância do trabalho dela no todo.

     Pessoas que são lideradas por pessoas que não valorizam isso, se sentem apenas peças de um jogo da qual elas não sabem a sua importância para o resultado.

     Um líder que pretende fazer de sua equipe uma equipe comprometida, precisa primeiro se olhar no espelho e se perguntar: se a minha equipe se comportar da forma como eu me comporto eu estaria satisfeito com ela? Ou, se preferirem outra pergunta, lá vai: se eu fosse líder de mim mesmo, eu  gostaria de ser liderado por mim?

     Pense num grande amigo seu... daqueles que é amigão mesmo. Se pergunte agora: por que ele é comprometido com você? Parece estranho, não? Você não é chefe dele, não paga salário para ele, ele não depende de você, mas ele é leal e comprometido com você. Já parou para pensar por que?

     Vou me atrever na resposta... esse seu amigo é uma pessoa que se comprometeu com outra pessoa (no caso você). Ele se comprometeu por tudo que você representa para ele. Pelos teus valores, pela tua crença, pela sua atitude... enfim, pela pessoa que você é!

     Líderes que querem buscar o comprometimento de sua equipe precisam ser admirados, e, ESSA ADMIRAÇÃO NÃO VEM PELO QUE VOCÊ FALA, MAS SIM PELAS SUAS CRENÇAS, VALORES E COMPORTAMENTOS!

 

Compartilhe

© 2020 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Professor Marcos Fábio:
(37) 9.9114-0006

Ana Luíza:
(37) 9.9922-6006

(37) 9.9114-0006