O AMBIENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS - PARTE 4

Postado 15 de setembro de 2017

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Dando sequência à série de artigos que falam sobre ambiente, informação e estratégia, hoje vamos falar do ambiente TECNOLÓGICO. Lembrando que nas 3 primeiras reportagens falamos dos ambientes Político, Econômico e Social. É sempre bom reforçar que todas essas informações devem servir de base para que as empresas possam traçar estratégias de forma mais assertiva.

De todos os ambientes dessa análise produzida pela FGV e compilada pelo setor de mercado do SEBRAE/MT, a variável TECNOLÓGICA é a variável que mais tem impactado a nossa vida e a rotina dos negócios. São tantas transformações e jargões que acabam por nos deixar um tanto quanto perdidos. Entretanto, em meio a tantas novidades, precisamos estar atentos aos reais impactos dessa variável em nosso ambiente. Vamos a eles:

  1. Interconectividade resultante da tecnologia de casa inteligente: tudo conectado produzindo velocidade e uma enorme quantidade de informação e funcionalidades;

  2. Realidade aumentada e a tecnologia de realidade virtual: já presente em projetos arquitetônicos;

  3. Aprendizado automático da máquina: máquinas inteligentes que tomarão decisões por você;

  4. Inteligência Artificial: cada vez mais crescente e “humanizada” a exemplo nas novas centrais de telemarketing que falam com você como se fosse uma pessoa.

  5. A internet das coisas: a interoperacionalidade das coisas. Geladeira integrada com fogão e microondas e daí por diante;

  6. Big data humanizado: um volume enorme de dados tratados para tirar o melhor aproveitamento possível de questões estratégicas, tais como o comportamento do consumidor;

  7. Integrações físico-digital: um grande exemplo pode ser o varejo, onde hoje um já não caminha sem o outro (loja física e “on line”);

  8. TI possui assumindo um caráter estratégico nos negócios: TI não é mais uma escolha e sim, uma prioridade.

  9. Tudo como um serviço (EaaS): Utiliza tudo que existe, infraestrutura, plataformas, softwares, suporte, enfim, o que envolve Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar os serviços.

  10. Blockchain: também conhecido como “o protocolo da confiança” é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

  11. Impressão 3D e alimentos sintéticos: a utilização das tecnologias de impressão em 3D, alterando a forma e os meios de produção, assim como os alimentos sintéticos barateando os alimentos e sendo uma alternativa ao combate à fome.

 

Enfim, temos um mundo de tecnologias ainda desconexas para uns, mas que, para outros estão gerando novos mercados, novos negócios e viabilizando os negócios atuais. O que trouxe aqui, foi apenas uma pequena amostra. Daí fica a pergunta: como você tem se preparado para isso?

 

Compartilhe

© 2018 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Divinópolis - MG | Rua Mato Grosso, 1547 - Sidil
CEP: 35.500-027 - TEL: (37) 3213-0005

Belo Horizonte - MG | Av. Getúlio Vargas, 446
Sala 702 - Funcionários
CEP: 30.112-020 - TEL. (31) 3222-9948

(37) 3213-0005