O AMBIENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS - PARTE 1

Postado 11 de agosto de 2017

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

O AMBIENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS - PARTE 1

 

Atuo com estratégia há 19 anos. Há 19 anos falo, insisto e chamo a atenção para duas verdades do mundo estratégico:

  1. Não existe estratégia sem objetivo: as estratégias são construídas para se chegar a algum lugar. Se esse lugar ainda não foi definido, não como se pensar em estratégia.

  2. Não existe estratégia sem informação: depois de definido o objetivo, precisamos de informação! Isso mesmo Informação de boa qualidade para sustentar suas decisões rumo ao objetivo. Um exemplo simples: Seu objetivo é chegar em São Paulo às 15:00 de um determinado dia. Que informações você precisa para concluir tal tarefa: distância, pedágios, situação das estradas ou dos aeroportos, etc.

Pois bem, no Brasil das crises, no Brasil do vai e vem (ora está bom ora está ruim) muitos pensam que não dá para se pensar estratégias para seus negócios. ALTO LÁ!  MENTIRA PURA! A história tem muito a nos ensinar e também a nos mostrar. Além disso, mesmo em um ambiente instável, é melhor ter uma estratégia do que não ter. Vamos a um exemplo: De 1980 até 2017, se olharmos para a história, veremos que o Brasil passou por 14 anos, em períodos intercalados, de PIB menor que 1, 0 (zero) ou, menor que 0 (zero). Se olharmos para a história, também veremos que após cada período de crise, o Brasil passou por crescimento, ou seja, se já estamos saindo aos poucos dessa crise atual, é certeza de que o crescimento virá, daí, fica a pergunta: o que você está fazendo para abraçar esse crescimento? Isso é estratégia!

Bom, baseado nisso, vou dividir com vocês nas próximas 6 semanas, 6 análises do ambiente externo realizado pela FGV e compilado pelo setor de mercado do SEBRAE/MT e que pode lhes ajudar a pensar estratégias daqui para a frente. Essas análises são de 06 ambientes: Político (P), Econômico (E), Social (S), Tecnológico (T), Ambiental (E) e, Legal (L), o que de forma abreviada, chamamos de PESTEL. Detalhe, a análise Ambiental é representada pela letra “E”, porque no inglês, ambiental se escreve “environmental”.

Vamos então à primeira análise. Ambiente político: Aumento das denúncias de corrupção; Queda da popularidade dos políticos (pela primeira vez um ex-presidente é condenado); Empresas adotando política de integridade; Reforma previdenciária e política se tornando mais real; Falta de políticas de incentivo a segmentos chave; Redução da confiança do consumidor desestimulando novos investimentos; Corrupção em outros setores da economia; Modernização dos modelos de concessão pública e; Busca da facilitação do comércio internacional.

Você deve estar pensando... “E daí?”, “E eu com isso?”. Bom, aqui separamos as locomotivas dos vagões. Aqui se define as pessoas que estão fazendo as coisas acontecerem das pessoas que serão influenciadas. Se você leu tudo isso e acha que estas questões não influenciarão o seu negócio ou seus planos, das duas uma: ou você está num negócio blindado ou você é um alienado. Como negócios blindados não existem...

É isso aí, até semana que vem com a análise do segundo eixo de nossa análise PESTEL: o fator Econômico. Por fim, quero lhes convidar para no dia 12/08/2017, sábado, às 10:00 da manhã, a participar da minha palestra “On Line” e gratuita no Congresso Alvo. Aprenda como alavancar os seus negócios, tirar seus projetos do papel. Inscreva-se no https://goo.gl/gBoFxR e assista a minha palestra: Planejando sua empresa para o sucesso. Nas minhas redes sociais (Facebook e Instagram – Professor Marcos Fábio) você também encontra o link. Bom fim de semana a todos!

Compartilhe

© 2018 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Divinópolis - MG | Rua Mato Grosso, 1547 - Sidil
CEP: 35.500-027 - TEL: (37) 3213-0005

Belo Horizonte - MG | Av. Getúlio Vargas, 446
Sala 702 - Funcionários
CEP: 30.112-020 - TEL. (31) 3222-9948

(37) 3213-0005