EMPREENDEDORISMO PARTE 9

NETWORK E PODER DE PERSUASÃO Neste penúltimo texto em que estamos explorando os principais comportamentos encontrados nos empreendedores de sucesso, falaremos hoje sobre o Network, também conhecido como rede de contatos, e, sobre o Poder de Persuasão. Dois comportamentos obrigatórios para quem deseja chegar mais longe. Todo ser humano deveria saber que sozinho não se chega a lugar nenhum! Todos aqueles que um dia realizaram seus sonhos, certamente, precisaram contar com o apoio de pessoas. Por vezes, para conseguir conquistar o apoio dessas pessoas, precisaram de se valer de seu poder de persuasão. O Network, também conhecido como rede de contatos, está ligado diretamente à sua capacidade de se relacionar com as pessoas. O homem é um ser social e que gosta e precisa da sociedade para viver. Embora muitos pensem não precisar de outras pessoas, basta lembrar que, até para ser sozinho precisamos de outras pessoas. Se somos um ser social, aprender a gerenciar essas relações pode nos render boas oportunidades para que possamos realizar nossas metas. Conhecer pessoas-chave e manter boas relações com elas podem lhe abrir várias portas. Assim, não por acaso, elas se chamam “pessoas-chave”. O poder de persuasão, por sua vez, está mais ligado à sua capacidade de se comunicar e expressar. Desenvolver habilidade de fala, treinar a articulação das palavras e dos gestos tem se revelado uma poderosa ferramenta para que os empreendedores possam buscar suas metas, quer seja numa venda ou na realização de um sonho pessoal, afinal de contas, como temos insistido por aqui, empreender não é somente criar empresas, mas sim, realizar seus pensamentos e desejos. Da mesma forma que os demais comportamentos empreendedores, o Network e o Poder de persuasão podem ser observados nos empreendedores de sucesso a partir de, no mínimo, 03 atitudes:  

Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros: empreendedores não têm receio ou medo de se valer de uma forma intencional para influenciar ou convencer alguém, pelo contrário, fazem isso de forma natural, pois, acreditam ser esta a melhor forma de manter acesa a chama do relacionamento. Me lembro agora do trecho do filme “à procura da felicidade” quando Chris Gardner (papel desempenhado por Will Smith), vai visitar um potencial cliente com seu filho, bem na hora de um jogo importante para aquele cliente. Ele leva seu filho vestido com a camisa do time desse cliente, que o termina por convidá-lo a assistir o jogo com ele no camarote, recheado de amigos ricos e potenciais clientes.

Utiliza-se pessoas chave como agentes para atingir seus próprios objetivos: todos nós temos o poder de influenciar alguém. Uma outra verdade é que todos nós conhecemos ou conhecemos alguém que conhece alguém influente. Saber mapear isso é fundamental para que possamos nos valer dessas pessoas-chave. Mas atenção! Você precisa mapear e regar a sua rede, pois de nada adianta você ligar para uma pessoa-chave que não se lembra de você ou que te viu uma única vez. A chance dela não lhe atender é grande, pois, para se valer de uma pessoa-chave, é necessário que você possua um relacionamento com a mesma ou, no mínimo, com alguém que seja muito amigo ou amiga da mesma.

Age para desenvolver e manter as relações comerciais: se você deseja conhecer e ampliar sua rede, deverá agir para isso e, certamente, não será ficando em casa assistindo TV que vais resolver isso. Empreendedores procuram estar onde os outros empreendedores estão. Por isso, frequentam clubes, associações, entidades de classe, feiras, seminários, palestras, enfim, se fazem presentes, afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado. Vamos à uma dica: o simples fato de você almoçar fora, pelo menos 1 vez por semana no restaurante mais bem frequentado de sua cidade, já lhe proporcionará bons encontros casuais.

  O convite dessa semana é para que você reflita sobre qual tem sido a sua atitude em relação à sua rede de contatos e como você tem se preparado para ser uma pessoa interessante ao ponto de outros quererem te conhecer e de estabelecer um relacionamento com você. Bom fim de semana a todos!

Compartilhe

© 2019 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Divinópolis - MG | Rua Cel. João Notini, 1511 - Sidil
CEP: 35.500-017 - TEL: (37) 3213-0005

Belo Horizonte - MG | Av. Getúlio Vargas, 446
Sala 702 - Funcionários
CEP: 30.112-020 - TEL. (31) 3222-9948

(37) 3213-0005