CENTRALIZAÇÃO, DELEGAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO


O universo da liderança é recheado de teorias, autores e gurus, além é claro, das técnicas de PNL (programação neurolinguística), Coach (Técnico), Mentory (Mentoria), etc., etc., etc. Neste mesmo universo, tão recheado de estudos, análises e inovações, algumas lições clássicas ainda se mantêm extremamente atuais, por tratarem de uma coisa bem básica dentro de qualquer negócio, como é o caso de nosso tema de hoje: a Centralização, Delegação e a Descentralização.
Você saberia nos apontar a diferença entre esses 03 importantes conceitos? Sabe qual a sua aplicação? Se sabe, não custa relembrar e, se não sabe ou sabe vagamente, vamos mergulhar neste universo que pertence à estrutura de poder nas organizações.
A centralização ocorre quando a maioria das decisões de uma empresa são tomadas pelas chefias posicionadas nos níveis mais altos ou pelos próprios donos, reduzindo os centros decisórios a um número mínimo. Segundo Tibor (2002), “Centralizar, é canalizar todas as tomadas de decisão para os colaboradores de nível superior, visando a redução dos centros decisórios ao mínimo, principalmente em assuntos que necessitem de uniformidade Filosófica e Estratégica, e que estejam vinculados à sobrevivência, manutenção e crescimento da empresa”.
Assim, alguns tipos de decisões são sempre centralizadas na maioria das empresas, independente do ramo ou natureza em que esta atue: a) Decisões sobre as diretrizes que a empresa traçará para atingir suas metas; b) Decisões que envolvam um custo ou investimento muito alto.
A descentralização é a canalização de todas as tomadas de decisão para os colaboradores de nível hierárquico inferior, visando aumentar os centros decisórios, principalmente em assuntos que necessitem de agilidade tática e operacional e estejam vinculados à otimização da utilização dos recursos humanos e materiais, para a obtenção da máxima eficiência e eficácia da empresa no seu ambiente. (Tibor, 2002).
A descentralização, é um processo permanente, na qual a autoridade transfere para os níveis subordinados as atribuições e responsabilidades, não sendo nominal e sim relativa a uma área, departamento, divisão, etc.
Por fim, e não menos importante, a Delegação é aquela que apresenta caráter transitório, nominal e com tempo determinado, podendo ser feita de maneira formal em documento oficial (aviso, portaria, etc.) ou informal, onde a autoridade delegante continua responsável pela tarefa passada ao seu subordinado.
Os conceitos de Descentralização e de Delegação se encontram tão coligados, que para explicar um precisamos do outro. Assim, vamos a um exemplo: Joana é secretária de Pedro, gerente de uma planta industrial em BH, recém contratado. Sempre que deseja viajar é ele (Pedro) que gosta de cuidar de tudo: passagens, hospedagens, traslados, dentre outras coisas mais (centralização).
Entretanto, com o passar do tempo e já mais confiante nas pessoas, Pedro passa a pedir que Joana cumpra essa tarefa (delegação). Neste caso, ele delega à Joana o poder de tomar todas as decisões relativas à sua viagem. Tempos depois, Pedro viu que o setor de compras da empresa é bem preparado para todo tipo de compra, incluindo passagens, hospedagens e traslados. Diante disso, decide que a partir daquele dia o setor de compras fique responsável pelas compras de suas viagens (Descentralização).
Dessa forma podemos concluir que:

Centralização: quando uma pessoa quer fazer tudo e não passa para ninguém sequer ajudá-la;
Delegação: quando você passa sua tarefa para alguma pessoa de sua confiança, mesmo que o cargo dela não tenha nada a ver com a tarefa passada. Você passa a autoridade, mas a responsabilidade continua sendo sua!
Descentralização: é uma tarefa que você tira de você e passa para um setor, independentemente de quem seja o ocupante da cadeira deste setor. Por isso a descentralização é impessoal, pois não tem a ver com a confiança numa pessoa e sim, com a atribuição daquele cargo ou departamento.

É isso aí! No dia a dia, um bom Líder certamente, ora será mais centralizador, ora delegará e, em certa hora, verá que pode descentralizar algumas tarefas liberando o seu tempo para cuidar de outras coisas mais importantes.

Compartilhe

© 2019 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Divinópolis - MG | Rua Cel. João Notini, 1511 - Sidil
CEP: 35.500-017 - TEL: (37) 3213-0005

Belo Horizonte - MG | Av. Getúlio Vargas, 446
Sala 702 - Funcionários
CEP: 30.112-020 - TEL. (31) 3222-9948

(37) 3213-0005