A IMPORTÂNCIA DE SE POSICIONAR

Você sabe o que significa a Expressão “se posicionar”? Segundo o site www.significados.com.br, acessado por mim em 01/12/2019 às 22:06, posicionamento é a ação de se posicionar em relação a algo, ou seja, tomar uma atitude e assumir um partido sobre determinado assunto. Do ponto de vista empresarial, o posicionamento de uma empresa pode estar ligado à sua opinião, filosofia e critério em relação a certos temas ou produtos e como ela lida com estes em comparação com as demais empresas.
 
Pois bem, resolvi escrever este artigo por causa de uma foto de um cardápio de um restaurante em Tiradentes-MG, que um grande amigo me enviou. Já estive neste restaurante, e na época, não observei se esta frase já estava lá ou não. No cardápio está escrito: 
 
NOSSO CARDÁPIO
Tudo é feito na hora, e somos lentos - sabemos. E não queremos mudar isto. Estamos perdendo o hábito de conversar. Aproveite e resgate isso!
 
Trabalho com estratégia há anos e poucas vezes vi um posicionamento tão claro. Justamente por isso, resolvi escrever este texto resgatando o exemplo do restaurante.
 
No mundo da estratégia empresarial, se posicionar é de fundamental importância, portanto, se você decidiu ser o mais rápido, trabalhe muito para ser, até conseguir. Se você decidiu ter excelência no atendimento, faça a mesma coisa. Trabalhe duro para ter um atendimento impecável! Se você decidiu que agilidade não é um valor para você, não tem problema! Assuma isso e oferte outro valor. 
 
Só te peço uma coisa: não seja desalinhado falando que oferta agilidade sendo lento, ou que oferta bom atendimento sem ter. O mundo e os clientes estão cansados de empresas com propagandas fantasiosas dizendo que são uma coisa e entregam outra. 
 
O bacana de se posicionar é que, dificilmente, você vai entrar nesse restaurante em Tiradentes-MG, esperando agilidade, assim, certamente, você não ficará estressado com a lentidão deles. Talvez você até se lembre que, para ir lá não pode estar desesperado de fome, pois, se estiver, é melhor ir a um “fast food” ou a um “self-service”.
 
Uma das coisas que mata um negócio é o desalinhamento entre o propósito e aquilo que você verdadeiramente entrega. Mesmo uma empresa que resolveu ser lenta pode atrair muitos clientes. Certamente, atrairá aqueles que não procuram agilidade e sim uma boa prosa, calmaria nesse mundo louco e estressado e, uma comida fresca e preparada na hora.
 
Mas você pode estar se perguntando: e os clientes que não gostam de esperar? Ora, não fique preocupado com eles, se o que é valor para você não é o que eles valorizam. Esses, são clientes do “fast food” ou do “self-service” e, certamente, eles não irão até o seu estabelecimento porque você não oferta agilidade. Lembre-se: você não vai dar conta de vender para todo mundo. Digo mais, se todo mundo que valoriza calmaria ao invés de agilidade resolver te procurar, você também não dará conta de atender a todos. 
 
Quando você se posiciona, você acaba definindo um nicho de mercado, assim, você será capaz de compreender melhor os desejos, as necessidades e o comportamento deste nicho. O que é preciso ser avaliado, no caso desse restaurante, é se na pequena Tiradentes-MG tem fluxo de pessoas suficientes que valorizam uma boa prosa e uma comida fresca e que estejam dispostas a esperar. Se tiver, tudo certo! Se não tiver, pode ser que o restaurante precise mudar de lugar... para um lugar com mais fluxo, onde existam pessoas que valorizam uma boa prosa e uma comida fresca em número suficiente para sustentar o negócio.
 
Essa é a beleza da estratégia. O cliente lhe procurará por aquilo que você decidiu ser e que vá ao encontro do que ele valoriza.
 
E aí, gostou? Já sabe qual é o seu posicionamento? Ou está igual a um pato que, nada, corre e voa, mas não faz nenhuma dessas três coisas de forma a nos encantar.
 
Bom fim de semana a todos e lembre-se, se você perdeu alguns de meus textos, acesse www.professormarcosfabio.com.br e vá na aba “coluna”. Lá você encontrará tudo que escrevo. Boa leitura e bom fim de semana a todos!

Compartilhe

© 2020 Professor Marcos Fábio | Todos os direitos reservados

Professor Marcos Fábio:
(37) 9.9114-0006

Ana Luíza:
(37) 9.9922-6006

(37) 9.9114-0006